Os nossos processos de produção são desenvolvidos e avaliados, desde o fornecimento até ao envio do produto final, priorizando sempre a redução dos resíduos gerados, e sempre que possível, a valorização dos mesmos no decorrer das nossas operações industriais e logísticas, com o objetivo de promover a sua circularidade.
A categorização e monitorização dos diversos fluxos de resíduos gerados nas operações do Grupo Vicaima permite otimizar a separação e encaminhamento dos mesmos para valorização através dos diversos parceiros ou operadores de resíduos com o objetivo de serem reutilizados e reintroduzidos na cadeia de valor, evitando que tenham como destino final o depósito em aterro.
Os resíduos valorizados representaram, no ano 2023, 96% do total de resíduos gerados, sendo que, os resíduos de madeira, representam uma parte significativa e são na sua maioria valorizados, quer seja por via da produção de energia térmica quer seja pela sua venda, sendo reintegrados em novos produtos, como por exemplo na produção de aglomerados derivados de madeira, produção de briquetes, entre outros, sendo processados por entidades externas. Um dos nossos principais objetivos passa por assegurar consistentemente a percentagem de valorização de resíduos acima dos 90%, no ciclo 2021-2030.
No ano 2023, foi gerado um total de 4 139t de resíduos constituindo uma redução de 15% face ao ano anterior. O maior contributo proveio dos resíduos não perigosos que decresceram em 646 t (-14%), representando 95,2% do total de resíduos gerados em 2023.
A adoção dos princípios da economia circular são assumidos pelo Grupo Vicaima como catalisadores chave da inovação no desenvolvimento de soluções que criem valor e potenciem o nosso compromisso para com a sustentabilidade. Assente no conceito estratégico da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, traçamos um percurso focado em alcançar a máxima eficiência na utilização de recursos e materiais e na gestão e valorização de resíduos.
Conscientes da escassez destes recursos e do seu impacto no meio ambiente e na sociedade, o Grupo Vicaima está empenhado numa estratégia de melhoria contínua que potencie:
De salientar que a principal matéria-prima utilizada nos produtos que fabricamos é de origem renovável ou de reciclados, uma vez que se refere essencialmente a madeira e seus derivados, o que os torna em produtos com grande potencial de serem reaproveitados e reintroduzidos numa lógica de economia circular.
Sendo o Grupo Vicaima de matriz maioritariamente industrial, um dos nossos contributos para a redução da pegada ambiental passa pela incorporação crescente, nos produtos que fabricamos, de materiais renováveis, com uma elevada percentagem de materiais reciclados ou materiais derivados de madeira que assegurem a máxima performance e elevados padrões de qualidade.
Neste contexto, como exemplo, saiba que materiais renováveis podemos utilizar na estrutura de uma porta Vicaima.
Este site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais